Logo

Logo
Logo

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Conceito do Divino Espírito Santo...



Sim..., tem muita gente que tá cheio de vontade de comprar um Divino Espírito Santo, ou até já têm, que não sabe ao  certo o seu significado. A gente até entende... afinal, são tantos modelos, cada um mais bonito que outro.
Bom, mais a Raiz tá aqui pra isso, pra ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto e mostrar o quão lindo é o conceito do Espírito Santo.
Presente na vida de muitas pessoas, o Divino Espírito Santo é interpretado de diversas formas, variando de acordo com cada religião e crença. Para a maioria, o Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima da Trindade*.
 O divino é representado por uma pomba**(mensageiro) branca (paz) e possuidor de sete dons***(Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor a Deus) muitas vezes representados por fitas de cetim e/ou, por um resplendor que o contorna. A festa do Divino Espírito Santo****é uma manifestação popular para agradecer os dons e as graças recebidas no ano anterior. O Espírito Santo é a "água viva" descida do céu para nos lavar e purificar.
*Santíssima Trindade: Há um só Deus em três pessoas distintas: o Pai; o Filho e o Espírito Santo. Embora na Bíblia não haja a expressão "Santíssima Trindade", a doutrina cristã do Deus trino está evidente em várias passagens das Escrituras.  A Trindade, ou seja, as três pessoas subsistentes em um só Deus, constitui um dos maiores mistérios da Divindade. Não pode ser entendida nem explicada à luz da lógica humana.

***Os Dons do Espírito Santo também são infusos na nossa alma por Deus e nela residem habitualmente, para nos tornar dóceis à ação de Deus em nós, pela qual Ele nos leva à perfeição. É na Crisma que  recebemos de um modo especial o Divino Espírito Santo, para as lutas interiores e exteriores, pelas quais guardaremos intacta nossa fé. Os dons estão vinculados às diferentes habilidades entre as pessoas.
dom da Ciência, nos ensina qual o relacionamento entre as coisas criadas e as coisas da Fé. Ele nos faz conhecer tudo segundo a Vontade de Deus, mas através de suas razões naturais.
dom do Temor de Deus, pelo qual estamos sempre na presença de Deus, com muito respeito por sua Excelência e por sua Bondade de infinita majestade, e que nada tememos mais do que perdê-Lo ou desagradá-Lo, ou perdê-Lo por causa de coisas que nos afastariam dEle para todo sempre.
dom da Sabedoria,  consiste em considerar todas as coisas como elas são vistas e queridas por Deus, de quem tudo depende.
dom do Conselho, pelo qual somos levados infalivelmente ao reto juízo sobre os atos que devemos realizar. A alma que vive atenta aos dons do Espírito Santo, diminui muito as possibilidades de pecar.
dom de Piedade, com ele,aprendemos a tratar Deus como filhos obedientes tratam seu pai, manifestando nosso amor pela oração e tratando todos os homens como filhos de Deus e merecedores do amor divino. Se todos os homens vivessem movidos pelo dom de Piedade, a humanidade seria uma verdadeira família divina, antecipando a vida de Caridade que haverá no Céu. 
dom do Entendimento, torna nossa inteligência capaz de entender intuitivamente as verdades reveladas e naturais, de acordo com o fim sobrenatural que possuem. Existe uma clara distinção entre sabedoria e entendimento. Para exemplificar: Há fiéis que entendem as contemplações do terço, mas o rezam por obrigação ou mecanicamente (Possuem o dom do entendimento). Há outros que, por sua simplicidade, nunca procuraram entender o seu significado, mas praticam sua reza com sabor, devoção e piedade, ignorando seu vasto sentido (possuem o dom da Sabedoria). 
dom da Fortaleza,  com essa virtude, Deus nos propicia a coragem necessária para enfrentarmos as tentações, vulnerabilidade diante das circunstâncias da vida e também firmeza de caráter nas perseguições e tribulações causadas por nosso testemunho cristão. 
  
****A Festa: O culto ao Divino Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular brasileiro. Sua origem remonta às celebrações realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes e distribuição de esmolas aos pobres.
Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo.

Símbolos
O Espírito Santo é freqüentemente referenciado através de símbolos. Estes símbolos são importantes para entendê-lo e não são apenas representações artísticas.
  • Água - Um dos mais belos símbolos do Espírito Santo. Significa a ação do Espírito Santo no batismo, como em «Em um só Espírito fomos batizados todos nós em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber dum só Espírito» (I Coríntios 12:13)[44].
  • Unção - o simbolismo da benção com óleo também se refere ao Espírito Santo, a ponto de se tornar um sinônimo para ele.
  • Fogo - simboliza a energia transformadora das ações do Espírito Santo.
  • Nuvem e luz - o Espírito Santo se aproximou da Virgem Maria e a "envolveu com sua sombra", para que ela pudesse conceber e dar à luz Jesus.
  • **Pomba - quando Cristo saiu das águas do Rio Jordão no seu batismo, o Espírito Santo, na forma de uma pomba, pousou sobre ele e ali permaneceu (Mateus 3:16)[43][45]
  • Vento ou sopro - o Espírito também já foi comparado a "o vento que sopra onde quer" (João 3:8 e descrito como "um ruído vindo do céu, como de um vento impetuoso" (Atos 2:2)[43].

 Representações na arte

O Espírito Santo tem sido representado na arte, tanto no ocidente quanto no oriente, de várias formas, variando de pombas.
Para conhecer algumas destas representações, entre periodicamente em nosso site e confira grande parte de suas variações.


Orações ao ESPÍRITO SANTO

(1) Ó Divino Amor, laço sagrado unido ao Pai e ao Filho, Espírito todo-poderoso, fiel consolador dos aflitos, penetrai nos abismos do meu coração, e nele fazei brilhar a vossa luz esplendorosa.
Nele espalhai o vosso doce orvalho, para que cesse a sua grande aridez.
Enviai os raios celestiais do vosso amor até ao mais profundo da minha alma, para que, penetrando nela, eliminem todas as minhas debilidades e negligências.
Ámen.
Santo Agostinho

(2) Senhor e Criador que és nosso Deus, vem inspirar estes filhos teus; em nossos corações derrama a Tua paz; um povo renovado ao mundo mostrarás. Sentimos que Tu és a nossa luz, fonte de amor, fogo abrasador. Por isso é que ao rezar, em nome de Jesus, pedi­mos nesta hora os dons do Teu amor. Se temos algum bem, virtude ou dom, não vem de nós, vem do Teu favor! Porque sem Ti, ninguém, ninguém pode ser bom. Só Tu podes criar a vida interior. Infunde pois agora, em todos nós que como irmãos vamos sempre agir à luz do Teu saber, à força do querer, a fim de que possamos juntos construir. E juntos cataremos sem cessar cantos de amor para Te exaltar! És Pai, és Filho e és Espírito de Paz. Por isso, em nossa mente sempre reinarás. Amém.

Para conhecer algumas destas representações, entre periodicamente em nosso site e confira grande parte de suas variações.

Um comentário: